Curadoria de documentários musicais nas conversas da Mostra CineSonora
- arenadaniel
- 19 de set.
- 2 min de leitura
Programação de quinta teve bate-papo com Marcelo Aliche, do festival In-Edit

A Mostra Internacional de Documentários Musicais CineSonora 2025 nesta quinta teve uma conversa com Marcelo Aliche, diretor do festival In-Edit, de São Paulo, maior do gênero dedicado a documentários musicais no país, com 17 edições anuais, e parceiro do CineSonora.
Na conversa após a exibição de uma seleção de curtas que selecionou para o CineSonora, Marcelo Aliche relembrou a trajetória do In-Edit e as transformações da curadoria dos filmes ao longo dos anos, e o destaque ultimamente a filmes que trazem inovação na linguagem.
A curadoria reúne uma equipe para discutir e eleger os filmes de cada edição. “Às vezes temos filmes tecnicamente falhos, que não tiveram recursos suficientes, mas com histórias sensacionais, que se apresentam de forma bruta, com pureza e poesia, que entram na programação”, contou.
Os debates para seleção final dos filmes são intensos. “Tem que contestar, brigar, ouvir todo mundo, e no fim temos um texto curadoria que explica e define a edição”.
O In-Edit tem várias linhas, entre filmes em competição e mostras mais dedicadas a temáticas antropológicas e sociais, além de projetos regionais. O festival é também, literalmente, uma festa, com shows, feira de vinil e tudo o que envolve quem gosta de cinema e música.

Aliche destacou também o filme Brasiliana, exibido na sequência, que ele conheceu e fez um especial para a rádio quando vivia em Barcelona, onde começou o festival em 2002, que hoje está em seis países. “Fiquei muito surpreso quando as pessoas aqui não conheciam a história de Brasiliana, o musical que praticamente inaugurou a forma como a cultura brasileira é vista lá fora”, disse. O espetáculo Brasiliana teve turnês gigantescas pelo mundo por 25 anos, tendo os Beatles, Elizabeth Taylor, Marlon Brando, reis e rainhas na plateia.
A Mostra Internacional de Documentários Musicais – CineSonora 2025 acontece de 17 a 21 de setembro no Centro Integrado de Cultura (CIC) com programação 100% gratuita e conta com a parceria do festival IN-EDIT Brasil e apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).
Proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
Mais informações: @cinesonora / www.cinesonora.com
Contato: Barbara Pettres – (48) 99926-6429


Comentários