top of page

ENNIO, O MAESTRO

  • Foto do escritor: arenadaniel
    arenadaniel
  • 15 de set.
  • 2 min de leitura

Filme-homenagem a Ennio Morricone, lendário compositor de músicas para o cinema, é o destaque de sábado (20) no CineSonora

ree

A Mostra Internacional de Documentários Musicais–CineSonora 2025 exibe no dia 20/09, às 20h, o documentário “Ennio, O Maestro”, de Giuseppe Tornatore, uma homenagem a Ennio Morricone, que ao longo de sua carreira compôs mais de 500 trilhas sonoras para o cinema e TV e teve seis indicações e dois prêmios Oscars (um honorário pela carreira em 2007 e outro pela trilha sonora de "Os Oito Odiados", de Quentin Tarantino, em 2016).


Tornatore, grande parceiro do maestro e compositor, reconta a história de Ennio desde a infância até a vida adulta, seus anos de conservatório, os filmes e prêmios, em entrevista com o próprio Morricone e personalidades do cinema como Bernardo Bertolucci, Quentin Tarantino e Clint Eastwood. 


Um dos maiores nomes da música para o cinema e da música contemporânea, fugiu da obviedade em suas partituras e músicas e ajudou a criar obras-primas como "Três Homens em Conflito", "A Missão", "Era Uma Vez na América", "Os Intocáveis" e "Cinema Paradiso". Mais que uma aula de cinema, o filme é também uma aula de música que exalta a genialidade do maestro.


A sessão contará com acessibilidade de legendas na tela e intérprete de Libras na abertura. A entrada é gratuita com distribuição de ingressos por ordem de chegada, uma hora antes da exibição.


A Mostra Internacional de Documentários Musicais – CineSonora 2025 acontece de 17 a 21 de setembro no Centro Integrado de Cultura (CIC) com programação 100% gratuita e conta com a parceria do festival IN-EDIT Brasil e apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) 


Sinopse:

ENNIO, O MAESTRO

Giuseppe Tornatore

Itália | 2022 | 150’


Documentário sobre o lendário compositor Ennio Morricone. Duas vezes vencedor do Oscar e autor de mais de 500 faixas de música, o documentário segue a carreira do compositor com entrevistas e depoimentos de artistas e diretores como Quentin Tarantino, Quincy Jones, Bruce Springsteen, John Williams, Clint Eastwood e outros. O longa também traz outros fatos não revelados sobre o compositor, como seu amor por xadrez, que pode ter ajudado em suas composições, seu pensamento e motivos por trás de cada faixa.


Serviço:

Mostra Internacional de Documentários Musicais – CineSonora 2025

Data: 20/09/2025 

Local: Sala de Cinema Gilberto Gerlach – Centro Integrado de Cultura - CIC

Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC, 88025-200

Horário: 20h

Entrada Gratuita, com distribuição de ingressos por ordem de chegada uma hora antes do evento.

Acessibilidade: Filme com Legendas na tela e intérprete de Libras

na abertura

Classificação: 12 anos


Proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.


Mais informações: @cinesonora / www.cinesonora.com

Contato: Barbara Pettres – (48) 99926-6429

 
 
 

Comentários


bottom of page