ESSÊNCIA INTERIOR (JÚPITER – GROSS – CASCAES) – 1996 – 1999
- arenadaniel
- 18 de set.
- 2 min de leitura
Longa de Roberto Panarotto retrata o power trio de Júpiter Maçã

O rock gaúcho está em cartaz na Mostra Internacional de Documentários Musicais – CineSonora 2025 com uma produção catarinense dirigida por Roberto Panarotto, “Essência Interior”, que foca no trio formado por Júpiter Maçã/Flávio Basso (vocal), Marcelo Gross (bateria) e Júlio Cascaes (baixo). O filme será exibido no sábado, 20/09, às 18h30, no Cinema do CIC, com a presença do diretor.
Essência Interior conta histórias do período de pouco mais de dois anos de duração dessa formação, época de muita psicodelia musical. O filme é a síntese de um tempo, de uma das mutações as quais Júpiter Maçã passou ao longo de sua carreira.
Com essa banda de apoio, Júpiter Maçã passou por um período especialmente fértil. A história contada no documentário parte da origem dessa formação, dos depoimentos das pessoas envolvidas, até o final da parceria, de forma inesperada. Para compor o filme, o diretor utilizou materiais de arquivo, em vídeos, fotos, reportagens em jornais e revistas, shows, além de apresentar músicas inéditas. O documentário estreou na 17ª edição do IN-EDIT.
Antes do filme, às 17h30, o diretor Roberto Panarotto também participa da conversa com o público “A Produção de Documentários Musicais em Santa Catarina e no Mundo”, com a cineasta Loli Menezes e o jornalista Marcos Espíndola.
A sessão contará com legendagem na tela e intérprete de Libras na abertura. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos por ordem de chegada, uma hora antes da exibição.
A Mostra Internacional de Documentários Musicais – CineSonora 2025 acontece de 17 a 21 de setembro no Centro Integrado de Cultura (CIC) com programação 100% gratuita e conta com a parceria do festival IN-EDIT Brasil e apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).
Sinopse:
ESSÊNCIA INTERIOR (JÚPITER – GROSS – CASCAES) – 1996 – 1999
Roberto Panarotto
Brasil | 2025 | 71’
Documentário de arquivo que aborda uma das fases da trajetória do músico Júpiter Maçã, após o lançamento de seu álbum mais celebrado, "Sétima Efervescência". O filme retrata o ciclo da formação da banda entre outubro de 1996 e dezembro de 1999, com Marcelo Gross na bateria e Júlio Cascaes no baixo. Ambos são os principais narradores dessa fase, reconhecida como a mais clássica entre as formações que acompanharam o artista.
Serviço:
Mostra Internacional de Documentários Musicais – CineSonora 2025
Data: 20/09/2025
Local: Sala de Cinema Gilberto Gerlach – Centro Integrado de Cultura - CIC
Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC, 88025-200
Horário: 18h30
Entrada Gratuita, com distribuição de ingressos por ordem de chegada uma hora antes do evento.
Acessibilidade: Filme com Legendas na tela e intérprete de Libras
na abertura.
Classificação: 10 anos.
Proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
Mais informações: @cinesonora / www.cinesonora.com
Contato: Barbara Pettres – (48) 99926-6429


Comentários