mais de 60 filmes sobre música na tela
- arenadaniel
- 15 de set.
- 3 min de leitura
A Mostra Internacional de Documentários – CineSonora 2025 traz para Floripa um panorama com o melhor da produção audiovisual atual ligada à música no Brasil e no mundo.

De 17 a 21 de setembro, o Centro Integrado de Cultura (CIC) em Florianópolis irá receber sessões de filmes de longa, média, curta-metragem e videoclipes, com entrada gratuita e recursos de acessibilidade para o público, num evento destinado aos aficionados por música e cinema.
A programação conta com mais de 60 obras selecionadas de todas as regiões do Brasil e um total de 10 países - Itália, Argentina, Rússia, Guiné Bissau, Cuba, Bolívia, França, Austrália e África do Sul -, além de contemplar produções catarinenses do gênero.
Entre os destaques estão a sessão de abertura no dia 17/09 com o documentário “Ritas” sobre a cantora Rita Lee, com a presença do diretor do filme Oswaldo Santana, e o encerramento no dia 21/09 com o longa-metragem “Milton Bituca Nascimento”, produções recentes que celebram a vida e a música de dois grandes artistas brasileiros.
A curadoria traz ainda a parceria do festival IN-EDIT Brasil de São Paulo, principal evento do gênero no Brasil, com sessões especiais de exibição de alguns curtas e longas exibidos na última edição do festival, que incluem os documentários “Os Afro-sambas: O Brasil de Baden e Vinicius” e “Brasiliana - O Musical Negro Que Apresentou o Brasil ao Mundo”, filme vencedor da edição 2025.
Entre os filmes estrangeiros destaque para o documentário italiano “Ennio, O Maestro” de Giuseppe Tornatore, que celebra a trajetória do icônico maestro Ennio Morricone, compositor de mais de 500 trilhas sonoras de filmes clássicos do cinema.
A programação internacional inclui ainda um instigante retrato da música produzida na Guiné-Bissau no filme “Nteregu” e um retrato atual dos jovens compositores de música clássica na Rússia, no documentário “Partitura”.
Completam a programação diversos curta-metragens e videoclipes de todo o Brasil selecionados entre as centenas de obras inscritas, oferendo um panorama variado de estilos e estéticas da produção audiovisual ligada à música no país.
A programação inclui ainda conversas sobre a produção de videoclipes e documentários musicais com profissionais da área, abertas ao público, além de bate-papos com diretores dos filmes convidados para o evento. "O CineSonora se propõe a ser um espaço onde o cinema encontra a música e cria novas formas de escuta", explica Daniel Arena, diretor de produção da Mostra.
A Mostra CineSonora é uma extensão do cineclube de mesmo nome, que existe desde 2024 com mais de 20 sessões de cinema já realizadas. “Os documentários musicais são um meio instigante de contar as mais diversas histórias através da música e do cinema, e o sucesso do cineclube comprovou que existe um público interessado nessa proposta”, avalia Luciano Burin, diretor artístico do CineSonora.
As sessões acontecem na sala de cinema Gilberto Gerlach e na Sala
Multimídia do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), apoiador do evento, mediante retirada de ingressos no local.
Serviço:
Mostra Internacional de Documentários Musicais – CineSonora 2025
Data: De 17 a 21/09/2025 – quarta-feira
Local: Centro Integrado de Cultura - CIC
Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC, 88025-20
Entrada Gratuita, com distribuição de ingressos por ordem de chegada uma hora antes do evento.
Conferir na programação a classificação indicativa e os recursos disponíveis de acessibilidade para cada sessão
Proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
Mais informações: @cinesonora / www.cinesonora.com
Contato: Barbara Pettres – (48) 99926-6429
Comentários