Mostra CineSonora debate a produção de documentários musicais e videoclipes
- arenadaniel
- 16 de set.
- 3 min de leitura
Conversas são abertas ao público e reúnem músicos, jornalistas e cineastas no sábado e domingo

Além dos mais de 60 filmes com exibição gratuita, a Mostra Internacional de Documentários Musicais – CineSonora 2025, de 17 a 21 de setembro no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, tem na programação espaços de debate, as Conversas CineSonora, nos dias 20/09 e 21/09.
No sábado, às 17h30 na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, o tema é “A Produção de Documentários Musicais em Santa Catarina e no Mundo”, com a participação de Roberto Panarotto, Loli Menezes que, mediados pelo jornalista Marcos Espíndola, vão falar de suas experiências com a realização e divulgação de documentários musicais, aspectos da relação com a obra musical e os personagens abordados, formas de financiamento, desafios de produção, referências estéticas e de linguagem e dicas para quem deseja produzir documentários musicais.
Roberto Panarotto é professor, cineasta e músico, faz parte da Banda Repolho e da dupla Irmãos Panarotto. Realizou diversas produções de videoclipes de artistas como Júpiter Maçã e Wander Wildner e quatro filmes. Seu longa “Essência Interior (Júpiter-Gross-Cascaes – 1996–1999)”, será exibido na Mostra também no dia 20, às 18h30.
Loli Menezes é cineasta com mais de 20 anos de experiência. Diretora, produtora, diretora de arte e figurinista, fundou a Vinil Filmes, uma das mais influentes produtoras de cinema do sul do Brasil no início dos anos 2000.
Marcos Espíndola é jornalista com carreira dedicada à cobertura cultural e artística em Santa Catarina. Produtor na NDTV, coapresentador do podcast Plural POPCast (NDTV e ND Play) e do quadro Navegando Por Aí do programa Balanço Geral/NDTV.
Os videoclipes são o tema de domingo, na Sala Multimídia do MIS, às 17h. A conversa “A Produção de Videoclipes: Ontem, hoje e amanhã” vai abordar a importância do videoclipe como obra audiovisual e ferramenta de divulgação de bandas e artistas, além da produção de videoclipes em Santa Catarina. Participam da conversa Antonio Rossa, Fernando Pereira Oliveira e Daniel Silva.
Antonio Rossa é videomaker, diretor, roteirista e compositor. Já lançou trabalhos com Dazaranha, Camerata Florianópolis e Expresso Rural e exibe seu documentário “Brasil Papaya – 30 Anos Amplificando a Música Instrumental Catarinense” na programação da Mostra, na sequência, às 19h.
Fernando Pereira Oliveira é fundador da produtora 30 Por Segundo, que se destaca pelo trabalho audiovisual musical, incluindo centenas de vídeos para a Camerata Florianópolis, longas-metragens, como “Vida de Orquestra” e eventos ao vivo. Em 2025 produziu a 3ª edição do Nossa Música SC.
Daniel Silva é jornalista, criador do Rifferama, portal da música catarinense, e da Playlist Rifferama no Youtube. É jurado e curador em eventos como o Prêmio da Música Catarinense e a Maratona Cultural de Florianópolis e foi assessor de artistas como Dazaranha e Rédea Solta e de eventos, como os festivais Bradamundo e Saravá.
Antes da conversa, às 16h30, a Mostra apresenta uma seleção de videoclipes catarinenses dirigidos por Antonio Rossa e Fernando Pereira Oliveira. E depois, às 18h30, a programação segue com mais videoclipes nacionais.
As conversas contarão com intérprete de Libras na abertura e são abertas a todos os públicos. Quem tiver necessidade de acompanhar a totalidade das conversas com intérprete de Libras, deve escrever para contatocinesonora@gmail.com para agendamento prévio até a véspera do evento.
A programação da Mostra CineSonora é 100% gratuita e conta com a parceria do festival IN-EDIT Brasil e apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).
Programação completa no site www.cinesonora.com
Proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
Mais informações: www.cinesonora.com e @cinesonora
Contato: Barbara Pettres – (48) 99926-6429


Comentários