NTEREGU
- arenadaniel
- 18 de set.
- 2 min de leitura
Longa-metragem percorre a história da música da Guiné-Bissau neste domingo na Mostra CineSonora

“Nteregu”, de Manuel Loureiro e Roger Mor, é mais um destaque da programação internacional da Mostra Internacional de Documentários Musicais–CineSonora 2025. Uma coprodução Portugal-Guiné Bissau, será exibido no domingo (21), 18h, na Sala de Cinema Gilberto Gerlach do Centro Integrado de Cultura (CIC).
Um instigante retrato da música produzida na Guiné-Bissau, o filme participou da última edição do festival IN-EDIT Brasil, de São Paulo. Apresenta um poema visual e sonoro sobre a história da música no país, desde as raízes ancestrais até suas expressões modernas. O filme traz também depoimentos inéditos e registros musicais raros, com destaque para as mulheres e seu papel de aproximar etnias e territórios através da música.
A entrada é gratuita com distribuição de ingressos por ordem de chegada, uma hora antes da exibição.
A Mostra Internacional de Documentários Musicais – CineSonora 2025 acontece de 17 a 21 de setembro no Centro Integrado de Cultura (CIC) com programação 100% gratuita e conta com a parceria do festival IN-EDIT Brasil e apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).
Sinopse:
NTEREGU
Manuel Loureiro e Roger Mor
Portugal / Guiné-Bissau | 2024 | 94’
Da tina às mandjuandadi, dos griots às pistas de dança, este documentário percorre a história da música da Guiné-Bissau como um poderoso elo entre gerações. Com depoimentos inéditos e registros musicais raros, o filme é um poema visual e sonoro que conta e canta a história da música local, desde suas raízes ancestrais até suas expressões modernas, dentro e fora do país. Ao centro, a presença das mulheres aproximando etnias e territórios. Uma viagem entre tradição e transformação, em que sons e palavras ajudam a contar a história de uma nação em movimento.
Serviço:
Mostra Internacional de Documentários Musicais – CineSonora 2025
Data: 21/09/2025
Local: Sala Multimídia do MIS/SC – Centro Integrado de Cultura - CIC
Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC, 88025-200
Horário: 18h
Entrada Gratuita, com distribuição de ingressos por ordem de chegada uma hora antes do evento.
Acessibilidade: Filme com Legendas na tela e intérprete de Libras
na abertura.
Classificação: livre.
Proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
Mais informações: @cinesonora / www.cinesonora.com
Contato: Barbara Pettres – (48) 99926-6429


Comentários