Os Afro-sambas: O Brasil de Baden e Vinicius
- arenadaniel
- 15 de set.
- 2 min de leitura
Sessão da Mostra CineSonora nesta sexta (19) terá bate-papo com diretor Emílio Domingos

O documentário Os Afro-sambas: O Brasil de Baden e Vinicius, de Emílio Domingos, é longa da noite de sexta, às 20 horas, na Mostra Internacional de Documentários Musicais – CineSonora 2025 na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com entrada gratuita.
O filme mergulha no processo de criação do álbum Os Afro-sambas, uma parceria de Baden Powell e Vinicius de Moraes, gravado em 1966 e que se tornaria um marco na história da música brasileira. Filmado em Salvador e o Rio de Janeiro, com imagens de arquivo preciosas e depoimentos de artistas como Maria Bethânia, Dorival Caymmi e Nelson Motta, além de familiares dos artistas, o documentário esmiúça as muitas inovações das canções que reafirmam a enorme importância cultural da obra.
O filme faz parte da curadoria do festival IN-EDIT Brasil e foi exibido em sua última edição. Após a sessão, às 21h30, haverá uma conversa com o diretor do filme Emílio Domingos.
A sessão contará com acessibilidade de legendas e intérprete de Libras na abertura e na conversa com o diretor. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos por ordem de chegada, uma hora antes da exibição.
Sinopse
Os Afro-Sambas, O Brasil de Baden e Vinicius
Emílio Domingos | Brasil | 2024 | 93’
O documentário conta, em diferentes dimensões, a história de um dos mais cultuados discos brasileiros: Os Afro-sambas de 1966. Participantes da gravação original, críticos, amigos dos músicos e seus familiares revivem a criação dessa obra-prima. Filmado entre Salvador e Rio de Janeiro, reúne também imagens de arquivo em histórias que iluminam uma obra que mudou para sempre a música brasileira e mundial.
A Mostra Internacional de Documentários Musicais – CineSonora 2025 acontece de 17 a 21 de setembro no Centro Integrado de Cultura (CIC) com programação 100% gratuita e conta com a parceria do festival IN-EDIT Brasil e apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).
Proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
Mais informações: www.cinesonora.com e @cinesonora
Contato: Barbara Pettres – (48) 99926-6429


Comentários