top of page

POR LOS SENDEROS DE LA PACHAMAMA - LUZMILA Y LOS PÁJAROS

  • Foto do escritor: arenadaniel
    arenadaniel
  • 15 de set.
  • 2 min de leitura

Longa retrata a vida da cantora e ativista indígena Luzmila Carpio

ree

Uma produção Argentina-Bolívia, o documentário “Por los Senderos de la Pachamama - Luzmila y los Pájaros”, de Pablo Mensi, é destaque na Mostra Internacional de Documentários Musicais– CineSonora 2025 nesta sexta (19), 18h30, na Sala Multimídia do Centro Integrado de Cultura (CIC), numa sessão em parceria com o Cineclube Cine Buñuel.


O documentário retrata a vida da boliviana de origem quechua Luzmila Carpio, reconhecida pela Unesco como relevante defensora da sua língua e da cultura quechua. O documentário investiga as relações entre a cultura ocidental e indígena na América do Sul por meio da obra da artista e de seu ativismo pela ecologia.


Após a exibição do filme haverá um bate-papo com o público sobre a influência de Luzmila na nova cena da música andina latinoamericana, mediado pelos organizadores do cineclube Cine Buñuel, projeto de extensão do Curso de Letras-Espanhol da UFSC, que se propõe a difundir o cinema hispânico e latino-americano. 


A entrada é gratuita com distribuição de ingressos por ordem de chegada, uma hora antes da exibição. 


A Mostra Internacional de Documentários Musicais – CineSonora 2025 acontece de 17 a 21 de setembro no Centro Integrado de Cultura (CIC) com programação 100% gratuita e conta com a parceria do festival IN-EDIT Brasil e apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) 


Sinopse:

POR LOS SENDEROS DE LA PACHAMAMA - LUZMILA Y LOS PÁJAROS 

Pablo Mensi

Argentina / Bolívia | 2023 | 72 mins


A voz e a visão de mundo da cantora boliviana de origem quéchua, Luzmila Carpio, uma artista que dedicou sua vida e carreira a regenerar tradições indígenas e espalhar uma mensagem de justiça social, empoderamento feminino e consciência ecológica.


Serviço:

Mostra Internacional de Documentários Musicais – CineSonora 2025

Data: 19/09/2025 

Local: Sala Multimídia do MIS/SC – Centro Integrado de Cultura - CIC

Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC, 88025-200

Horário: 18h30

Entrada Gratuita, com distribuição de ingressos por ordem de chegada uma hora antes do evento.

Acessibilidade: Filme com Legendas na tela e intérprete de Libras

na abertura

Classificação: livre.


Proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.


Mais informações: @cinesonora / www.cinesonora.com

Contato: Barbara Pettres – (48) 99926-6429

 
 
 

Comentários


bottom of page